Monday, March 9, 2015

O começo

Eu me queimei num acidente doméstico com gás e fogo, dia 29 de janeiro de 1988 às 8 horas da manhã, era um dia bem quente. Tive uma área de mais ou menos 30 por cento do corpo queimada, o rosto, braços e a barriga, com queimaduras de 2° grau, aquelas que formam bolhas, o tórax, axilas e parte superior dos braços com queimaduras de 3° grau. Como eu inalei fumanca e tive queimaduras superficiais nas vias respiratórias. Portanto, eu tinha grandes chances de nao sobreviver, principalmente por eu ser uma crianca na época do ocorrido.
Imediatamente fui encaminhada e conduzida pelos bombeiros para o Hospital Universitário Evangélico, em Curitiba.
Depois de 41 dias tive alta, vários enxertos de pele, várias cirurgias de debridamento aconteceram nesse intervalo.
Bom, depois que se sai do hospital vem a fase mais complicada, porque a pele tem a tendência a fazer contrações fibrosas, que sao como se fossem cordões de pele que prendessem duas regiões e restringem os movimentos.
Outra coisa importante é que nessa fase é que se inicia o uso da malha de compressao e o colar cervical (que foi o meu caso), para tentar manter a região de pescoço com o menor número possível de contrações. Com isso decaí a quantidade de cirurgias no futuro.
A malha tem como função principal limitar o crescimento da cicatriz hipertrófica, ou seja, dar um aspecto mais uniforme à cicatriz, sendo assim, futuramente a correção nao é tao complicada. Detalhe a malha tem que ser usada quase que 24 horas por dia, sendo somente tirada para a higiene. Daí advém a necessidade de ter ao menos 2, uma sendo usada e outra lavada.
Cirurgias reparadoras, quanto antes puder ser iniciado o processo de reconstrução tanto melhor. Há vários tipos de intervenções, que iremos discutir futuramente, pois cada uma necessita um detalhamento.
Acompanhamento psicológico, fundamental para reestabelecer a convivência social.
Fisioterapia, indispensável, o ideal é que seja um profissional, caso não seja possível ter um, ao menos uma consulta com um para que possa um membro familiar, ou pessoa próxima, para aprender a execução e repetir durante a recuperação.
Dentista, caso ocorram queimaduras na face e pescoço, é importante o acompanhamento do crescimento da arcada dentária, pois devido à contração pode haver subdesinvolvimento das arcadas.
Enfim, todo paciente que sofreu queimaduras necessita que uma equipe multidisciplinar acompanhe, para que assim se possam minimizar os danos causados.

Segue um vídeo mostrando um pouco desse atendimento no Hospital Evangélico de Curitiba.

https://www.youtube.com/watch?v=0VdBcbENovs



No comments:

Post a Comment