Wednesday, March 11, 2015

Como viver com as cicatrizes da queimadura e da acne severa?

      Essa é uma resposta muito difícil, porque a perda da pele normal é a perda da identidade, nossa pele é uma grande parte de nós, é nosso primeiro meio de contato com o mundo exterior. Após uma grande queimadura, ou até mesmo uma acne severa, a confianca e a auto-estima caem a níveis abaixo de zero. Pois, antes com tudo normal já haviam insegurancas e desconfiancas a respeito da própria imagem, o que dizer agora que tudo está deformado? Deformado, exatamente, é uma palavra muito forte, mas é a que define como a pele fica após uma queimadura profunda ou acne severa.  Como lidar com isso?
      Primeira coisa é aceitar que algo nao está funcionando como deveria, ou seja, a sua pele e a sua cicatrizacao, cicatriz é uma marca que nao é agradável de ter e muito menos de apresentar. A partir do momento que se identifica que algo nao está como deveria é procurar por ajuda profissional. Porém, fique certo que a jornada nao é curta e nem rápida, contudo é possível, independente do grau de deformidade é sempre possível melhorar o aspecto da cicatriz e em alguns casos até praticamente acabar com elas. Tudo vai depender da extensao, profundidade e quais tecidos também foram afetados. Nao é o fim do mundo!
     Se seu caso for acne severa, procure inicialmente um dermatologista, a primeira estratégia é controlar o surto, somente depois disso controlado é que se pode pensar em como amenizar as cicatrizes.
     Entretanto, se o seu caso é como o meu, cicatrizes de queimaduras de 3° grau, sem comprometimento de estruturas nobres (olhos, órgaos internos, ossos e músculos) é necessário e fundamental o acompanhamento com cirurgiao plástico para decidir quais as estratégias de tratamento a serem tomadas. Elas irao incluir, zetaplastias, wplastias, expansao de tecido, enxerto, malha de compressao, estimulacao por microcorrente, laser, derma roller, ácidos, re-cell, fisioterapia e mais uma paleta de tratamentos. Pois todo tratamento depende muito da área comprometida, e com todos esses recursos as lesoes podem ser melhoradas, nao se pode falar em remocao completa, mas em qualidade superior de tecido e melhor funcionalidade.
     Por favor, busque ajuda psicológica, é necessário tratar os seus medos, traumas, desajustes, insegurancas, enfim, tudo que está relacionado a como você sente o mundo, pois quanto mais fragilizada for sua posicao, mais difícil será olhar de frente as pessoas e nao se sentir intimidada, que por muitas vezes faz te ficar paranóica e se sentindo rebaixada. Nem sempre as pessoas estao te enxergando como uma grande cicatriz, você é muito mais que isso. Aprenda que se você tiver algo a mais a oferecer numa conversa ou relacionamento, as cicatrizes podem chamar a atencao num primeiro momento, mas com o passar do tempo as pessoas nao vao mais prestar atencao nisso e sim em você como essência, como pessoa, como ser humano.
      A ajuda dos profissionais da psicologia é tao importante, porque eles podem te auxiliar a enxergar o mundo com outros olhos e resolver os seus traumas, pois você é muito mais que apenas a sua pele.
     Tente ter atividades normais, vá para a escola, faculdade, trabalho, balada, enfim, tente fazer tudo aquilo que você faria normalmente, pense que tudo aquilo que você pode fazer sem cicatrizes, você também pode com cicatrizes.
     Eu demorei muito a compreender tudo isso, muitos anos, muitos mesmo, eu tive muito medo, muita inseguranca, mas de alguma forma acabei fazendo tudo, fui para à escola, faculdade, trabalho, balada, namorei, casei (só nao tive filhos, por escolha própria), enfim uma vida normal. Claro que isso me custou nervos, lágrimas e coragem. Coragem esta que até hoje eu  nao sei de onde eu tirei. Houve muitos momentos em que eu quis simplesmente nao acordar mais, nunca mais me sentir daquela forma, mas como existia um novo dia, eu acabava arrumando forcas e indo fazer o que era necessário e assim acabei tendo uma vida relativamente normal.
      Nem sempre a família e os amigos irao compreender a sua dor e angústia, porque sao suas e nao deles, inicialmente pode até haver algum entendimento, mas passado um primeiro momento, as pessoas passam a nao entender como você consegue sofrer tanto e por tanto tempo pelas mesmas coisas. Disso eu entendo e muito bem, porque tem mais de 20 anos que meu acidente aconteceu e com frequência eu recebo essa pergunta, por que eu ainda me preocupo com as minhas cicatrizes. A resposta é simples, porque elas ainda estao aqui  e eu as vejo diariamente.
      Seria muita hipocrisia da minha parte dizer que nao há dias que me sinto totalmente triste por tudo que aconteceu, porque eu sinto, mas por outro lado, aprendi que tenho que fazer a vida prática funcionar e ninguém vai parar para enxugar as minhas lágrimas.
      Quando a dor for tao insuportável que você nao consiga nem sair da cama, é sinal que você está precisando muito de ajuda profissional, se você nao conseguir superar isso com as próprias forcas talvez seja necessário terapia, antidepressivos, grupo de ajuda. Qualquer coisa dessa natureza, mas nunca, jamais o álcool ou drogas, aja vista que num momento de fragilidade emocional desses é um convite para a estrada sem volta.
      Sua vida é preciosa e ela tem um mundo de possibilidades, você ainda pode ser um grande profissional, um pai ou mae maravilhoso(a), pode se relacionar com pessoas, pode ser um amigo valioso, enfim, sua vida nao chegou ao fim por causa das suas cicatrizes. Acredite lutar vale à pena.

PS. Nao consegui acentuar com cedilha e til.
     
meu ombro

No comments:

Post a Comment