Saturday, April 4, 2015

O valor do amor

Como amanha é domingo de páscoa, aproveite para refletir sobre o amor, e a páscoa representa o renascimento, que seja o renascimento do amor.

O ser humano na sua essência é sedento de carinho, afeto e amor. Todos desejamos ser amados desde o momento da nossa concepcao. Há uma demanda reprimida de amor genuíno em nós, queremos amar e sermos amados em altas proporcoes. Quando a família oferece esse aporte de carinho, normalmente seremos seres humanos bons e com valores bem estruturados. Porém, amor e carinho nao sao sinônimos de fartura material, querer comprar os sentimentos oferecendo em troca coisas nao vai ajudar a formar um caráter sólido e maduro. Essa relacao vai aumentar a sede de carinho e a sensacao de que ter é a medida do amor. Isso tanto nao é verdade, que quanto mais os pais oferecem bens aos filhos, mais estes demonstram necessidades, necessidades artificiais.


O que os filhos mais desejam é amor verdadeiro, esse sentimento nao é necessário investir valor monetário algum, tudo que se precisa é de tempo para se aproximar dessa crianca e adentrar no seu mundo, esse amor se demonstra com tempo, paciência, afeto e perdao, nunca com objetos e passeios. Pense calmamente em quanto do seu tempo você está investindo para comprar coisas para seus filhos, será que nao seria melhor investir uma parcela desse tempo em atividades com seu filho? Uma tarde no parque, soltanto pipa, tem muito mais valor afetivo que uma tarde no shopping center, que além de custar menos, vai aproximar mais vocês e demonstrar amor.


Amor nao é uma relacao de consumo, amor é uma relacao de troca de sentimentos e de auto-conhecimento, é uma jornada para o mundo da esperanca, é o caminho para a paz interna.


Filhos que recebem amor e ternura, sao adultos mais seguros, mais maduros e confiantes. Uma relacao baseada em amor, diálogo e respeito, vai resultar num adulto que lida melhor com as pessoas, que as trata de forma equalitária, será genuinamente um líder, porque o amor dá a lideranca, sem que isso vire opressao.


Sempre que tiver um problema com seu filho, sente e converse mansamente, explique os motivos daquela acao ser errada, as consequências e provavelmente seu filho entederá que aquilo é errado e nao fará aquilo novamente, quando se conversa calmamente e abre aquele momento para o diálogo, explicando o porquê, e em caso de punicao (castigo), também explicando a razao daquilo, a crianca entenderá que a atitude nao foi correta.


Obviamente que chegar a esse ponto nao é fácil, requer auto-domínio, amadurecimento, muita tolerância e acima de tudo amor.

Como exercitar o amor? Comece consigo mesmo, aprenda a admirar em você mesmo o que há de melhor,  aceite aquilo que nem sempre se pode mudar e pense em como você gostaria de ser tratado no seu dia-a-dia. O mundo ao seu redor irá ter outra energia. Tudo irá ficar mais bonito e mais leve quando você estiver exalando amor, e nunca se esqueca que amor distribuído sempre retorna em mais amor.

No comments:

Post a Comment