Sunday, May 17, 2015

Maos mágicas

    O poder da massagem nas cicatrizes resulta numa melhora considerável, tanto da qualidade quanto da elasticidade da pele. 
    Quando há uma queimadura extensa, ou mesmo uma cicatriz única (normalmente resultado de uma incisao cirúrgica), e nessa for aplicado a massagem terapêutica manual, pode-se obter resultados significativos em qualidade de pele, bem como alívio das contracoes. 
    Um porém, é que no Brasil há poucos profissionais qualificados para tais manobras, até porque os pacientes queimados normalmente chegam extremamente traumatizados e com medo de serem tocados e sentirem dor.
   Outro ponto importante, o controle da dor, no Brasil o controle da dor é substimado, os pacientes nao tem a analgesia necessária para passar pelo processo de forma menos traumática possível. Morfina nao foi feita apenas para pacientes em fase terminal de câncer, mas sim também para quem tem grandes feridas. E sedacao é fundamental para manter a estabilidade emocional e integridade física, afinal das contas, dor gera estresse, estresse esse que atrapalha na cicatrizacao.
   Voltando à massagem terapêutica, é um processo simples, entretanto tem uma eficiência enorme, basta que as cicatrizes sejam alongadas  e distendidas ao máximo, para que o colágeno se alinhe, e o resultado é imediato, sendo que se isso for repetido por várias semanas ou até mesmo meses, a diminuicao nas contracoes é visível, além da textura da pele melhorar, e muito. Com essa melhora os cremes passam a ser melhor absorvídos e a coceira (prurido) diminui.
   Com uma técnica que nao exige grandes recursos materiais, somente o conhecimento da aplicacao das maos e um bom óleo ou creme hidratante, é possível obter uma melhora da pele.



No comments:

Post a Comment